sábado, 2 de maio de 2009

Santo Coco



O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
 O coco verde, encontrado em praias, possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles.
Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problema cardíaco e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
 Para verificar se o coco maduro está em boas condições é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.
 Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e Sódio, o coco é um alimento adequado contra arteriosclerose, para os nervos, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
A água de coco, muito saborosa, é também ótimo remédio. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de Potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãimbras, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.
 O coco pode ser conservado em geladeira de 15 dias e um mês.
Seu período de safra vai de janeiro a julho. http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/cocoorientacao.htm

Receitinhas

Biscoitinhos sem Farinha
Ingredientes

200g de Coco Ralado;

1 lata de leite condensado;

Açúcar cristal para passar os biscoitos;

Modo de fazer

Coloque o coco ralado em um refratário, vá acrescentando o leite condensado até o ponto de enrolar. Passe no açúcar, coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio. Tirar antes de corar.

Porções

20 biscoitinhos

Bauru ao Forno

Ingredientes

Massa:

1 vidro de Leite de Coco;

3 ovos;

2 xícaras de chá de leite;

1 xícara da chá de óleo;

10 colheres de sopa de farinha de trigo;

3 colheres de sopa de amido de milho;

1 colher de sopa de fermento;

sal a gosto;

Recheio:

250g de muzarela;

250g de presunto;

1 colher de sopa de orégano;

1/2 xícara de chá de molho de tomate;

1 cebola;

10 azeitonas verdes;

Sal a gosto;

Modo de fazer

Massa: bata os ingredientes no liquidificador. Reserve.

Recheio: Pique a cebola, as azeitonas, acrescente o molho de tomate, o orégano e o sal. Unte uma forma com a margarina e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Coloque metade da massa na forma, acrescente o presunto, a muzarela e a mistura reservada. Cubra com o restante da massa e leve ao forno para assar por 45 minutos.

Porções

10 porções


 

domingo, 26 de abril de 2009

Curiosidades sobre a banana



Banana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A banana é o fruto (ou melhor: uma pseudobaga) da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule (e não uma "árvore", apesar do seu porte) da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas"). As bananas constituem o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, a seguir ao arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. São originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. A maioria das bananas para exportação são do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos da América e a União Europeia as principais potências importadoras.
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) que chega a ter uma longevidade de 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.
As pseudobagas formam-se em conjuntos (clusters) que se agrupam até cerca de vinte bananas em "pencas". Os cachos de bananas, pendentes na extremidade do falso caule da bananeira, podem ter 5 a 20 pencas e podem pesar de 30 a 50 kg. Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. São uma fonte apreciável de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.

• Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
• A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.
• A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.


Receitinhas
Sabor de infância

BANANADA

INGREDIENTES

1KG DE BANANA;
700G DE AÇÚCAR;
SUCO DE LIMÃO;

MODO DE FAZER

DESCASQUE AS BANANAS E RETIRE OS FIOS. BATA AS BANANAS NO LIQÜIDIFICADOR E PARA CADA QUILO DE MASSA COLOQUE 700G DE AÇÚCAR. EM UMA PANELA DE ALUMÍNIO, COLOQUE A METADE DO AÇÚCAR PARA DERRETER E EM SEGUIDA A BANANA, O RESTANTE DO AÇÚCAR E O SUCO DE LIMÃO, MEXENDO SEMPRE COM UMA COLHER DE PAU, ATÉ FICAR UMA COR ESCURA. GUARDE EM LATAS PULVERIZADAS COM AÇÚCAR.



BOLO DE BANANA

INGREDIENTES

3 BANANAS "NANICA" BEM MADURAS;
2 OVOS;
½ COLHER DE CHÁ DE BICARBONATO DE SÓDIO;
1 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ;
2 XÍCARA DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO;
¾ DE XÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR;
PASSAS E NOZES MOÍDAS (OPCIONAL).

MODO DE FAZER

AMASSE AS BANANAS, ACRESCENTE O AÇÚCAR E OS OVOS E MISTURE BEM. ADICIONE A FARINHA PENEIRADA COM O FERMENTO E BICARBONATO. UNTE UMA FORMA E DESPEJE A MASSA E COLOQUE PARA ASSAR EM FORNO MÉDIO.



BANANAS COM QUEIJO

INGREDIENTES

3 BANANAS TIPO "TERRA" MADURAS;
QUEIJO BRANCO OU AMARELO;

MODO DE FAZER

DESCASQUE AS BANANAS E CORTE NO COMPRIMENTO EM DUAS PARTES. LAVE EM ÁGUA E SAL. COLOQUE PARA DOURAR NA MANTEIGA. CORTE UMA FATIA DE QUEIJO E COLOQUE ENTRE AS DUAS PARTES DA BANANA. FRITE ATÉ QUE SE UNAM E DOUREM BEM.

http://www.embrapa.br/

Cuidando da limpeza da cozinha


Santo limão

Na ultima sexta feira assisti o dr Bacteria no programa Lar em Reforma da Rede Vida as 20h. Ele estava dando orientações sobre a limpeza do nosso querido microondas.
Então vale a pena reforçar, com a limpeza da cozinha não se brinca...
Como Limpar um Forno de Microondas com um Limão
Pegue um limão e descubra o modo fácil de limpá-lo!
1. Misture água e suco de limão - Corte o limão ao meio. Esprema o suco em um recipiente para microondas e misture 300ml de água.
2. Aqueça a mistura no microondas - Coloque o recipiente, e ligue na potência máxima por cinco a dez minutos (deixe ferver - o vapor vai condensar nas paredes e no teto do forno), enquanto você descansa.
3. Desligue o microondas da tomada - Retire com cuidado o recipiente. Com o lado macio da bucha de cozinha umedecida em uma solução de água e detergente esfregue a parte interna do microondas. O prato do microondas deve ser lavado na pia.
4. Com um pano macio - Seque a parte interna do microondas, coloque o prato no lugar.
5. Dê um passo para trás e admire o resultado de seus esforços. Sua cozinha vai ter um cheiro mais limpo e fresco.