sábado, 27 de junho de 2009

Pedindo ajuda aos baixinhos

Ajudar nas tarefas da casa faz parte da educação das crianças. Mas a questão é como envolver as crianças nas tarefas domésticas. Então segue algumas dicas:
* Dar tarefas que as crianças achem divertidas como, por exemplo, passar aspirador ou lavar a louça. Primeiro lavando apenas peças plásticas, nada que quebre ou corte. E à medida que vai ficando mais acostumada, outros objetos podem ser colocados.
Todo o aprendizado é importante. E limpeza e organização da casa são extremamente úteis. Pois uma casa organizada e limpa é muito mais aconchegante. Cada casa é um microcosmo, onde os habitantes zelam por seu bem estar. Os filhos devem ajudar também. As mulheres hoje assumiram muitas funções, trabalhando fora. Essa ajuda é bem vinda e aumenta os laços entre todos os membros da família.
Crie condições para que as crianças possam ajudar. Muitas vezes um banquinho ajudá-la alcançar a pia. Ou então dar um avental do seu tamanho como incentivo. Secar e guardar a louça também, identificando as peças, para que servem e onde devem ser colocadas.
Estas tarefas devem ter a supervisão de um adulto.
Por que fazer isso?

Todas as pessoas que moram na casa devem participar das tarefas domesticas. A criança deve aprender a fazer, para respeitar o serviço feito por outros. Quando ela aprende que dá trabalho manter um banheiro limpo, uma sala, um quintal, provavelmente aprenderá também a fazer menos sujeira e manter as coisas em ordem e limpas. Mesmo que venham a ter funcionários, só poderão orientá-los se souberem como é feito.
A partir dos cinco anos, as crianças já podem ser introduzidas nas tarefas começando por aquelas que são divertidas para elas. Assim quando forem adolescentes, estarão mais preparadas para viajar sozinhas, tanto a passeio como para estudos e quando adultas saberão cuidar de uma casa.
Os incentivos podem ajudar na criação do hábito de fazer tarefas domésticas, utilize esse instrumento. É alguma coisa que só será obtida quando o serviço estiver finalizado. Por exemplo: Assistir ao filme, desenho, programa preferido. Jogar vídeo game. Brincar com outras crianças. Só acontecerá com o termino da tarefa sugerida a ela, pois assim como para os adultos, com as crianças também primeiro as obrigações depois a diversão.
Algumas crianças naturalmente já gostam de ajudar nas tarefas domésticas. Outras não. Não force demais, procure caminhos para tornar esse hábito mais natural e prazeroso.
Tem uma série de tarefas que as crianças podem fazer. Elogie sempre, mantendo-as motivadas. Você pode montar uma lista de tarefas de sua casa e dividir por todos que moram com você. A criança entenderá que tem sua parte nesse processo e não ficará tão reticente em participar.
Segue algumas tarefas para as crianças:
• Pôr a mesa e retirá-la depois da refeição;
• Dobrar as meias, calcinhas e cuecas depois de lavadas;
• Guardar as roupas nas gavetas;
• Guardar os CDs e DVDs no lugar;
• Guardar os sapatos;

Como pedagoga posso afirmar que envolver as crianças em pequenas tarefas domésticas contribui para desenvolver a autonomia, segurança e a auto-estima de seus filhos.